" A qualidade de uma formação depende, sobretudo, de sua concepção"
Perrenoud
Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizarem seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
O obstáculo está mais em como levar os professores habituados a cumprir rotinas, a repensar sua profissão? Não desenvolveremos competências se não nos percebermos como organizadores de situações didáticas e de atividades que tenham sentido para os alunos, envolvendo-os e ao mesmo tempo, gerando aprendizagens fundamentais.
Antes de termos competências técnicas, devemos ser capazes de identificarmos e valorizarmos nossas próprias competências, dentro da profissão e de outras práticas sociais. Isso exige um trabalho sobre nossa própria relação com o saber.
O principal recurso do professor é a postura reflexiva, sua capacidade de observar, de regular, de inovar, de aprender com os outros, com os alunos e com as experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário